22 agosto 2004

Pioneirismos

Conhecemos vários pioneiros da história. O primeiro a pisar na lua, o primeiro a dar a volta ao mundo, o primeiro a escalar o Everest num pé só usando meia-calça. Esses são os primeiros de poucos. Algumas dezenas deram a volta ao mundo, poucas dezenas escalaram o Everest e pouco mais de meia dúzia pisou na lua. Então, pra que serviu todo esse pioneirismo?
Eu quero saber é dos primeiros que realmente têm a ver com a minha vida. Por exemplo, quem foi o primeiro a soltar um 'aaaaah' depois de uma golada refrescante? Quem foi o primeiro a fazer uma ligação telefônica errada? Ele disse 'desculpe, foi engano'? Quem teve a brilhante idéia de enfiar o dedo numa colméia e provar aquele sabor que quase compensa o ataque enfurecido das abelhas? Quem foi o primeiro a sentir a dor indescritível de topar com o dedinho na quina da mesinha de centro da sala. Que palavrão ele falou?
Quem foi o primeiro morto por acidente de carro? Não se sabe, mas se sabe quem foi o primeiro a matar com um carro. Foi o magnata da imprensa Edward R. Thomas, que por acaso foi o primeiro marido da esposa do Cole Porter (informação utilíssima, como podem notar). Coitada da vítima... morreu indigente pra história.
Não que isso mude muito o jeito que levamos nossas vidas, mas pelomenos dá pra compartilhar a vitória ou o infortúnio desses ilustres anônimos.

Nenhum comentário: