29 agosto 2004

Espírito Olímpico

Ahm, eu... é que... Ando querendo dizer isso faz um tempo, mas sempre os culhões faltavam. Sabe esse negócio de olimpíada? Então, às vezes eu acho que não é tão saudável quanto todo mundo acha. Claro que eu acho legal a competição, o Brasil ganhando medalha, pessoas incrivelmente boas no que fazem... mas o que mais me provoca ali é a imensa maioria. A imensa maioria de perdedores. Não exatamente os "bons perdedores", aqueles que ficam felizes só por estar ali, naquela festa, celebrando a vida, só pra usar uns clichês. Me incomodam mesmo aqueles que lutaram tanto, sacrificaram sua vida social, seus corpos, sangue, dinheiro, tudo, enfim, dedicaram a vida por aquele dia e perderam. Parece besteira, afinal, eles buscam um ideal nobre, gostam do que fazem, "faz parte" do espírito olímpico, o importante é competir, etc, etc... Mas depois de ver o choro descontrolado das meninas do vôlei ou o estado lastimável da seleção masculina italiana, o brilho de qualquer medalha enfraquece pra mim. Sim, eu morro de pena dos coitados mais do que fico feliz com os vencedores, ou pelomenos isso estraga e muito a minha festa. Pode ser que eu não entenda o tal espírito olímpico, pode ser que eu precise começar a praticar algum esporte (bom, isso eu preciso mesmo) antes de ficar dando pitaco onde não sou chamado, ou então o mundo é mesmo sádico e doentio em celebrar um evento que traz mais amargura que felicidade pra maioria (disso já basta tanta coisa "obrigatória" na vida, como o vestibular ou o mercado de trabalho) além de criar rivalidades ridículas como a que a gente tem com a Argentina, por exemplo. Mas isso é só um não-iniciado falando.

Nenhum comentário: