11 agosto 2006

O grito Wilhelm

O que é importante para você? Que tipo de coisa é essencial para que sua vida seja aceitável? Se você tivesse viajado por muitos anos pelo espaço sideral e voltado, o que o asseguraria sem dúvida nenhuma de que você está em casa, são e salvo?
Pense bem, é uma resposta importante. Não, não é o bolo de laranja da sua mãe. Tente de novo, é alguma coisa mais presente na sua vida. Não, pegar ônibus lotado só prova que você é um mané. Resposta errada de novo. Ah, isso mesmo! É o grito Wilhelm!
Como todos estão cansados de saber, o grito Wilhelm foi gravado em 1951, para um western da Warner chamado Distant Drums, com o Gary Cooper. Em uma das cenas, um soldado é atacado por um jacaré e puxado para o fundo do lago até a morte. Como esse soldado não era bobo, ele gritou e esperneou. Só que o grito, no cinema, muitas vezes é gravado depois. Foram seis, todos eles rotulados como "homem sendo mordido por jacaré e gritando" (é assim que se rotulam os sons, para uso posterior). Um deles foi usado naquela cena, e os outros -- muito parecidos -- foram usados em cenas de ataques contra índios no mesmo filme.
E daí? Eu também não assisti a Distant Drums, mas já ouvi esse grito mais vezes do que eu consigo contar. Como os sons ficam arquivados, podem ser reutilizados em outras produções. Dois anos depois, num outro western, o som foi usado quando um personagem chamado soldado Wilhelm é atingido por uma flecha. Ele ainda foi usado mais algumas vezes em filmes da Warner dos anos 50, até sumir por uns 20 anos, quando Ben Burtt, editor de som de um filme independente que estava pra sair chamado estranhamente de Star Wars resolveu desenterrar o dito cujo e usá-lo em todos os seus filmes como uma marca registrada. O problema é que esse cara ficou famoso e fez MUITOS filmes. E fez MUITOS amigos, que gostaram da brincadeira. Assim, mais de 70 filmes gritaram com Wilelm, incluindo todos os Star Wars, todos os Indiana Jones, a grande maioria das animações da Disney, todos os Lord of the Rings, além dos filmes do Tarantino e até de um longa da Sailor Moon. Hoje em dia há pelo menos dois filmes em cartaz nos cinemas que usam o pobre: Monster House e Pirates of the Caribbean 2. Sem contar as inúmeras séries de tv e até videogames (tente matar o Goro com o Johnny Cage em Mortal Kombat I)
Veja se você não reconhece:

O curioso é que não se tem confirmação de quem gravou o grito originalmente. Ben Burtt procurou nos arquivos de Distant Drums e o mais perto que chegou foi o nome de Sheb Wooley, um cantor e ator não creditado em vários westerns (praticamente um figurante), que foi chamado para gravações de áudio posteriores. Ele morreu em 2003, antes de ser procurado para esclarecer o caso.
Moral do dia: nunca se esqueça do copyright, ou seu salto duplo twist carpado pode passar de Dos Santos para Wilhelm.

mais info

2 comentários:

Anônimo disse...

Duvido.


hahaha

Natalia disse...

sabe, eu gostava quando você escrevia.