27 janeiro 2005

Cantos obscuros

Pelo que se sabe, o termo apareceu lá por 1858, por influência do francês, obscurantisme. Por lá, parece que a palavra é só uns 40 anos mais velha. Palavra nova, portanto, se comparada com parentes mais camonianos, mas ainda assim está longe de ser um neologismo como blogueiro. O Houaiss define a palavra assim:

Obscurantismo
1 estado de quem se encontra na escuridão, de quem está privado de luz
2 falta de instrução; ignorância
3 atitude, doutrina, política ou religião que se opõe à difusão dos conhecimentos científicos entre as classes populares

Engraçado como ela, palavra tão interessante, tenha saido só esses dias da casa de sua prima, a obscuridade. E saiu chutando a porta: do limbo pro caderno Mais! da Folha e pra capa da Veja na mesma semana, além de outras aparições esporádicas menos importantes em cadernos de opinião e blogs do país afora. Nem a Roseana Sarney conseguiu tanto (ela só conseguiu a Veja, coitada) nas prévias das eleições de 2002.
Foi o significado que entrou na moda ultimamente ou será que foi só um "copia do meu que eu copio do seu" entre jornalistas? Bom, com exceção de algumas horas no Rio de Janeiro uns dias atrás, não tem havido nenhum apagão significativo, portanto o significado núm 1 não deve ser. A ignorância nunca saiu de moda, as atitudes exclusivistas também não, o que inocenta os outros significados de causarem essa ressureição. O que nos deixa com a última alternativa...
Claro que, vira e mexe, o pessoal desenterra alguma palavra velha (vide tosco, balada, sinistro) e a transforma na gíria mais supimpa do pedaço, morou?, mas quando a imprensa começa a ruminar os próprios clichês a coisa começa a ficar preocupante. Nada contra a palavra obscurantismo, eu já estava mesmo cansado de ouvir reacionário, elitista ou simplesmente burro. Pena que é bem provável que daqui uns meses ela, cansada de ser usada tantas vezes em tão pouco tempo, vai cair no saco escuro de palavras esquecidas, pra fazer companhia pra muvuca, e vai esperar a próxima da lista, a tsunami chegar.

Nenhum comentário: