25 novembro 2004

Jogo da vida

De todos os esportes, o futebol é o que mais se parece com a vida. Primeiro, você não joga sozinho. Depois, o jogo é uma sucessão de lances, quase sempre frustrados, em direção a um objetivo. São 90 minutos de jogo, mas os pontos altos raramente passam de dez por cento disso. O resto é só montar estratégia, se preparar, tentar, se frustrar, tentar de novo...
Vôlei, basquete e afins são bem mais dinâmicos, sempre tem pontos, sejam a favor, sejam contra. É uma sequência tão frenética de acertos e erros que quase não dá tempo de respirar. Ou de refletir.
O futebol é mais lento... você corre, olha o lance, pára, acha que a bola vai chegar... não chega. Mais ou menos quando um amigo seu te liga e pergunta, e aí, como vão as coisas? Você pára, pensa... ah, nada de mais. Um trabalho aqui, uma balada com amigos ali, falar de política, comer um sanduíche, todo o planejamento e a expectativa de melhora de vida que NÃO acontece do dia para a noite... nada de mais.
Ah, fale por você mesmo - alguém pode dizer - a minha vida não é tão chata, seu perdedor medíocre. Bom, não é chata. Só é lenta. E se há alguma vantagem, é poder parar pra refletir.
Acho que é por isso que não gosto de futebol. Já tenho realidade demais todos os dias. Agora, com licensa, vou armar uma jogada e esperar um gol pra amanhã.

Nenhum comentário: