30 outubro 2004

Advogado do Diabo

A História é contada pelos vencedores, como já disseram. Todo mundo sabe que os comunistas soviéticos foram mesmo a encarnação da besta e que o Cabral e cia. só queriam trazer a civilização pro Novo Mundo. Certo? Claro que não, pergunte pra elite intelectual do país que eles te explicam que o esforço dos historiadores hoje é dar a voz para os que perderam também, pra encontrar uma verdade mais pura. Ótimo, agora a História está sendo contada também pelos perdedores, que bom!
Será mesmo? Acho que às vezes a mídia usa esse politicamente correto com propósitos não tão corretos assim, políticos ou não. Explico: Quantos filmes sobre atrocidades contra judeus você já viu? Quanto tempo os jornais ficam sem falar alguma coisa sobre a ditadura militar aqui no Brasil? Existe algum meio de comunicação no país que tenha, alguma vez, falado alguma coisa boa de George W. Bush? Não estou dizendo que nenhum deles defenda causas erradas, alguém em sã consciência dificilmente iria defender Hitler e seus amigos. No entanto, evocando aquela melhor frase do Nelson Rodrigues, "toda unanimidade é burra".
A mídia é unânime em certos assuntos, e a minha preocupação não é a injustiça contra os vilões, mas sim a parcialidade com que são tratados os mocinhos. Seria plausível (fora da palestina) um filme que mostrasse os podres da hegemonia semita na mídia americana e em Israel? Você patrocinaria um filme que mostrasse o outro golpe de estado que estava sendo planejado por socialistas do Brasil se não acontecesse o militar antes? Eu também não gosto do Bush, mas peraí, parece que não nos dão nem a chance de escolher. Vomitam podres dele na tela todos os dias, e mesmo assim, 50% dos eleitores americanos têm (ou acham que tem) argumentos suficientes para votar nele. Será que são todos tão alienados assim? Eu sinceramente espero que não. Pelo bem da opinião pública.
É nessas horas que o chato do Diogo Mainardi é útil. A mídia torce pro time certo, só é um pouco fanática demais.

Nenhum comentário: